Projeto Harmonia fortalece a cultura e a cidadania no bairro da Cabanagem

Se você pensa que o bairro da Cabanagem, em Belém, possui apenas registros de violência, você está enganado. Diferente do que muitas vezes a “grande mídia” retrata, o bairro é cheio de talentos e conta com pessoas que buscam dia a dia a transformação social através da arte, especial pela música, o que é desconhecido por muitas pessoas. Vamos saber mais sobre isto?

Nossa história começa na Sociedade Beneficente e Cooperativista Cristo Redentor,  instituição do terceiro setor que iniciou suas atividades na década de 1970, como iniciativa do então casal Paulo de Carvalho Cruz e Estella Cruz, com um grupo de amigos. Através dos primeiros convênios governamentais firmados como a Central de Medicamentos e com LBA (Legião Brasileira de Assistência), chegou a atender cerca de 400 famílias cadastradas inicialmente. Aos poucos, com o auxílio de benfeitores e promoções, o trabalho foi ampliando sua estrutura física, em 1978 foi assinado o primeiro convênio com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para o funcionamento da escola pública.

Com o crescimento da comunidade e o cadastro crescente de famílias, chegou ao número de vinte mil associados. Em 1986, faleceu o fundador e presidente, Paulo de Carvalho Cruz e, a partir desse momento até os dias atuais, Estella Cruz, vem conduzindo esse trabalho. As atividades da ONG hoje envolvem educação infantil em convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec); Projeto Esporte e Vida de futebol de campo e futsal com várias categorias; Escola Estadual Cristo Redentor com cerca de 1.000 alunos e o projeto de música “Harmonia”, em convênio com a Fundação Carlos Gomes (FCG).

O projeto “Harmonia” nasceu em 1999 e tem o compromisso de formar cidadãos. A entidade entrou com estrutura física e a fundação com os professores, atendendo jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social.

A instituição em parceria com a fundação Carlos Gomes busca descentralizar o ensino musical e proporcionar a inclusão de crianças, adolescentes e jovens que moram em bairros distantes do centro da capital. “Música na Esquina” é um projeto da instituição que nasceu em 2016 com função principal de levar música instrumental além dos muros da escola para as esquinas do bairro da Cabanagem como uma forma de aproximação da comunidade com o projeto e também a oportunidade dos alunos terem o primeiro contato com o público.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Segundo Estella Cruz, o resultado das ações é tão positivo que alguns alunos já foram estudar e se especializar mais ainda na área da música fora do país, em Portugal. Uma destas pessoas foi a clarinetista “Thiana Santos” formada recentemente em Bacharelado em Música e que retornou para instituição como professora.

CENTRO DE TALENTOS

A Cabanagem é um centro de talentos, contraponto ao que é veiculado em diversos meios de comunicação da cidade sobre o bairro. Enquanto muitas vezes as mídias reforçam a ordem estabelecida buscando apresentar tristeza, pobreza e o sofrimento dos moradores das comunidades, sabemos que é importante mostrar a superação da comunidade que vem transformando e ampliando as possibilidades de realização, no caso, através da música no bairro da Cabanagem, periferia de Belém do Pará.

SAIBA MAIS

A ONG Sociedade Beneficente e Cooperativista Cristo Redentor está localizada na Passagem dos Comerciários, Nº 108, entre rodovia Mário Covas e Rua Benjamim. Quer saber mais? Ligue para (91)98031-8968.

Wellington Frazão

(Responsável pelo Periferia em foco/ Estudante de Jornalismo na Estácio do Pará/ Membro da Agência Além-Margem)

Deixe um comentário