Sejam bem-vindos ao portal Chama Cultural: conheça nossa trajetória até aqui!

(Texto de março de 2020, atualizado em março de 2025)

Este portal começou sua história em 2018, quando ainda atendia pelo nome “Além-Margem”, nome de um projeto de extensão desenvolvido na Faculdade Estácio do Pará, com foco em destacar expressões artísticas e culturais frequentemente deixadas de lado nos grandes meios.

A primeira fase da iniciativa chegou ao fim em 2019, com o encerramento do projeto. Mas a chama não se apagou. Em 2020, decidimos adaptar a proposta para um portal sobre diversas expressões artísticas e inúmeras interfaces culturais na região. No entanto, como aconteceu com tantos projetos culturais e sociais, a pandemia de COVID-19 impôs obstáculos, impedindo o desenvolvimento da ideia em 2020.

Mesmo com os desafios do período pandêmico, algumas publicações ainda foram feitas em 2021, mantendo viva a proposta de valorizar a diversidade cultural da região. Foi em 2022 que o portal retomou suas atividades com mais consistência e, desde janeiro de 2023, o Chama Cultural tem produzido conteúdos com regularidade.

Diferente do jornalismo factual ou exclusivamente noticioso, o portal investe em conteúdos sobre curiosidades, informações e mesmo agendas que dialogam com as múltiplas identidades da Amazônia. O foco vai além dos grandes acontecimentos: interessa-nos as pessoas, os processos e as histórias que iluminam o fazer cultural desta região do Brasil.

Com cuidado, afeto e compromisso com a arte, a cultura e a memória da Amazônia, sabemos que, aqui, cada texto é um sopro para manter essa chama acesa. Sejam bem-vindos ao portal Chama Cultural!

Deixe um comentário