Em tempos de viralizações instantâneas e conteúdos sobre saúde mental que priorizam muitas vezes o engajamento em vez do cuidado, discutir o papel ético da Psicologia no ambiente digital é urgente. Foi com esse olhar crítico e necessário que a jornalista e mestra em Comunicação e estudante de Psicologia Andreza Alves participou do episódio lançado no dia 20 de maio de 2025 do LOBCAST, podcast apresentado por Carlos Germano e Leticia Gonçalves, na Faculdade Estácio do Pará.
No bate-papo, Andreza compartilha reflexões profundas sobre como a Psicologia, enquanto ciência e profissão, precisa estar atenta ao modo como se apresenta nas redes sociais. Ao lado da psicóloga Jessica Lira, também convidada do episódio, ela abordou temas como a responsabilidade no compartilhamento de conteúdos sensíveis, a banalização de diagnósticos em vídeos curtos e o risco de transformar a dor humana em mero conteúdo.
“O Código de Ética do Psicólogo não se aplica apenas à clínica, mas também às redes sociais. A Psicologia lida com subjetividades, e isso exige ética, empatia e respeito — inclusive no digital”, destacou Andreza que, além da formação em Comunicação, é estudante do curso de Psicologia.
Para ela, “participar do LOBCAST foi uma oportunidade muito especial para refletir, junto com profissionais e ouvintes, sobre os limites e possibilidades do uso da Psicologia nas redes sociais. Falar de saúde mental no digital exige mais do que boa vontade — exige responsabilidade, compromisso com o outro e respeito à complexidade da experiência humana. Essa conversa foi um espaço importante para defender que ética e escuta são princípios inegociáveis, ainda mais atualmente, em tempos de algoritmos e viralizações.”
Assista na íntegra:



Deixe um comentário