O Boi Garantido conquistou, com emoção e espetáculo, o título de campeão do 58º Festival Folclórico de Parintins. Com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, o bumbá vermelho e branco celebrou seu 33º título nesta segunda-feira (30), no Bumbódromo de Parintins, após três anos sem vencer – e mais dois (2020 e 2021, em que não houve disputa).
O Garantido superou o Caprichoso com uma pontuação final de 1.259 pontos contra 1.257,9 do adversário. A vitória foi construída noite após noite: 419,8 na primeira, 419,5 na segunda e 419,7 na terceira apresentação, sempre com vantagem sobre o boi azul. O resultado consagrou a força e o carisma do “Boi da Baixa”, como é conhecido entre os torcedores.
Com apresentações marcadas por grandiosidade cênica, lendas amazônicas e referências às culturas indígena e afro-brasileira, o Garantido trouxe à arena os atos “Somos o Povo da Floresta”, “Garantido, Patrimônio do Povo” e “Garantido, o Boi do Brasil”, emocionando o público e os jurados.
Segundo o presidente Fred Góes, “o Garantido mudou a dinâmica do espetáculo. A vitória representa não só a nossa conquista, mas uma renovação para o próprio festival.” Para ele, o trabalho da equipe trouxe tranquilidade e um novo brilho à cultura parintinense.
O troféu deste ano também foi um destaque à parte: uma obra do artista Lucijones Cursino, criador do troféu “Sincretismo Cultural”, que permanecerá em exposição no Bumbódromo.
A vitória do Garantido reforça o legado do boi vermelho e o poder das manifestações culturais amazônicas e acirra mais ainda a expectativa pelo festival de 2026.


Deixe um comentário