Baseada na obra do paraense Edyr Augusto, minissérie Pssica estreia na Netflix em agosto de 2025; veja o trailer!

A Netflix divulgou na terça-feira, 22 de julho, o trailer oficial e as primeiras imagens de Pssica, minissérie brasileira baseada no romance homônimo do paraense Edyr Augusto, com estreia marcada para 20 de agosto de 2025.

Dirigida por Quico Meirelles, com um episódio dirigido e produzido por Fernando Meirelles (indicado ao Oscar por Cidade de Deus), a produção promete drama e ação em quatro episódios, oferecendo ao público uma experiência intensa que foge de clichês turísticos e midiáticos da região Norte do Brasil.

A minissérie entrelaça tráfico humano, violência, poder, identidade e a magia sombria de uma maldição amazônica. Uma trama que combina o melhor da narrativa literária de Edyr Augusto, já analisada em diversos textos e na tese de Relivaldo Pinho, professor, escritor e o maior especialista sobre a obra de Edyr. Em “Pssica, de Edyr Augusto”, em janeiro de 2016, Pinho já destacara:

Edyr Augusto sai de Belém, mas a barbárie da região não sai de suas linhas. Pssica é uma faca que entra no “bucho” de todos. Há outra região que os postais e as notícias não contemplam. Não há mais nada para ser contemplado. “Me Salva”, implora Jana, mas, como muitos nessa barca, ela nem sabe onde está. “O que fizera para merecer isso?”

Nada. Não há justificativas morais redentoras para explicar essa existência vil. Justificativas não servem para essa escrita expressionista e, propositalmente, mundana. Pulsões determinam ações, como as linhas indomáveis que descrevem essas vidas.

A série

Filmada em Belém, a trama entrelaça as vidas de três personagens marcados por uma “pssica” (uma “maldição”).

Janalice (Domithila Cattete) é uma jovem raptada por uma rede de tráfico humano; Preá (Lucas Galvino) enfrenta seus dilemas ao assumir a liderança de uma gangue de “ratos d’água” (criminosos que atuam nos rios); e Mariangel (Marleyda Soto) persegue sua vingança após a morte da família. Juntos, eles tentam sobreviver ao destino imposto pela crença na maldição. Veja o trailer:

Com roteiro assinado por Bráulio Mantovani (também Oscar por Cidade de Deus), Fernando Garrido e Stephanie Degreas, Pssica tem produção de Andrea Barata Ribeiro e Fernando Meirelles, em coprodução com Cristina Abi, da O2 Filmes. No elenco também estão Ademara, Ana Luiza Rios, Bruno Goya, Claudio Jaborandy, David Santos, Felipe Rocha, Gabriel Knoxx, Luca Dan, Maycon Douglas, Ricardo Teodoro, Sandro Guerra, Sendí Baré, Welket Bungué e Wesley Guimarães.

Deixe um comentário