O Museu da Vida Fiocruz (MVF), em parceria com a Fiocruz Brasília, abre inscrições para a edição 2025 da Oficina de Jornalismo de Ciência e Saúde para Comunicadores Populares.
A oficina é voltada para jornalistas, repórteres, editores, videomakers e/ou criadores de conteúdo vinculados a veículos populares e comunitários de favelas, periferias e comunidades tradicionais de todas as regiões do país. Ao todo, serão selecionados 25 comunicadores populares — cinco vagas por região.
As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 3 de agosto, clicando aqui. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, acesso à internet e comprovação de experiência com jornalismo ou produção de reportagens. Também é necessário apresentar um portfólio ou link com trabalhos realizados e uma justificativa do interesse em participar da oficina.
Além das aulas, os participantes poderão participar de mentorias com jornalistas da Fiocruz para desenvolver reportagens que serão publicadas no site Invivo, do Museu da Vida Fiocruz. Quer mais? Os autores das matérias selecionadas serão remunerados.
Ministrantes
A oficina terá como ministrante a pesquisadora paraense Vanessa Brasil, formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutora em divulgação científica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com mais de 15 anos de atuação na área, ela já desenvolveu trabalhos relevantes em instituições como a UFPA, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A outra ministrante é Renata Fontanetto é jornalista de ciência, mestre em Divulgação Científica pela Fiocruz e professora na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), no Rio de Janeiro, além de ser colaboradora da Revista Pesquisa Fapesp.


Deixe um comentário