Nas últimas semanas, a Central da COP, iniciativa do Observatório do Clima, abriu edital cultural exclusivo para coletivos e artistas residentes em Belém e região metropolitana há pelo menos dois anos. Também podem participar organizações sem fins lucrativos com sede na Amazônia Legal e coletivos sem CNPJ, desde que indiquem um responsável legal.
A ação é parte da programação paralela da Conferência das Partes da ONU sobre mudanças climáticas, a COP30, que acontecerá de 10 a 21 de novembro de 2025. As atividades vão ocupar o Teatro Waldemar Henrique e o Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA) com propostas artísticas que promovam reflexões sobre a crise climática, unindo cultura, território e questões ambientais.
Oportunidade
O edital oferece apoio financeiro que varia entre R$ 1,5 mil para exibições de filmes e performances e chega a R$ 6 mil para peças teatrais com até seis artistas. A seleção valoriza a diversidade e prioriza mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais, destacando o compromisso sério com a inclusão social e o protagonismo de vozes historicamente marginalizadas.
Apoiado pela Fundação Cultural do Pará e pela Universidade Federal do Pará, o programa reforça o papel essencial da arte e da cultura para construir consciência crítica e alimentar o debate público em torno dos desafios provocados pela emergência climática.
Inscreva-se!
Para participar, os interessados têm até 21 de setembro para realizar suas inscrições no site da Central da COP. Os projetos devem relacionar cultura, território e clima, com linguagem acessível e impacto simbólico, estético e político. As inscrições vão até 21 de setembro, às 23h59.
O regulamento completo e atualizações estão disponíveis clicando aqui!


Deixe um comentário