Joelma ‘bombou’ mais nas redes sociais que Mariah Carey durante o Amazônia Live, aponta pesquisa; veja os detalhes!

O Amazônia Live, realizado nesta quarta-feira (17), reuniu nomes icônicos da música paraense: Joelma, Zaynara, Gaby Amarantos e Dona Onete, que “abriram” o show de Mariah Carey nas águas da Baía do Guajará.

Apesar da expectativa pela apresentação da cantora estadunidense, foi Joelma a atração mais comentada nas redes sociais durante o evento, conforme revelou uma análise de social listening conduzida pelo publicitário paraense José Calasanz Jr., que possui especializações em monitoramento, métricas e análise de dados em instituições como Três Pontos Labs e IBPAD.

Entre 18h e 21h, período monitorado pelo estudo, foram analisados mais de 15 mil comentários. A pesquisa apontou que Joelma concentrou o maior volume de menções, resultado atribuído principalmente à força de seu fã-clube, que transformou a participação da artista em uma celebração coletiva. A mobilização nas redes reforçou o peso da base de admiradores da cantora e garantiu destaque para seu nome em um evento de alcance internacional.

O publicitário José Calasanz Jr. possui especializações em monitoramento, métricas e análise de dados. Foto: Thiago Favacho

“Estudos assim são importantes porque mostram a força de um fã-clube nas redes sociais, capaz de popularizar o nome de um evento. Embora falemos de uma artista internacional, os artistas da Amazônia não ficam atrás quando o assunto é engajamento, e isso precisa ser trabalhado com mais frequência, especialmente em oportunidades de alcance global”, explicou.

O levantamento também mostrou que 40,4% das interações foram positivas. Muitos usuários elogiaram a proposta ousada de realizar o festival em um ambiente desafiador como o rio, além do palco e do lineup. Já os pontos negativos se concentraram nas críticas políticas sobre os custos do evento e na curta duração da apresentação de Mariah Carey, que gerou debates intensos entre internautas.

Calasanz ressalta ainda que o social listening vem se consolidando no mercado de comunicação no Brasil. “Essa atividade, que consiste na análise de comentários nas redes sociais, já foi tema inclusive em concursos públicos, como o da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ter profissionais atuando nessa frente na Amazônia é fundamental para colocar a região no centro do debate nacional sobre comunicação”, avaliou.

Veja mais detalhes:

O que é Social listening?

Social listening, ou escuta social, é o processo de monitorar e analisar conversas on-line sobre uma marca, pessoa, ação ou outros temas, com o objetivo de extrair tendências, sentimentos e informações estratégicas. É uma prática proativa que ajuda as pessoas e empresas a entender o que os indivíduos pensam e sentem, permitindo uma tomada de decisão mais adequada.

Calasanz explica que a prática está em expansão, com iniciativas que buscam mapear os profissionais que atuam nessa área no país. “Estamos desenvolvendo a segunda edição da Pesquisa Brasileira de Social Listening, que pretende ampliar o conhecimento sobre esse campo e fortalecer a atuação dos profissionais da Amazônia no cenário nacional”, finaliza.

Deixe um comentário