Nesta quarta-feira, 24 de setembro, a Agência Chama Comunicação e o portal Chama Cultural estreiam o podcast Chama para Conversar, que traz entrevistas com pessoas de perfis diversos, privilegiando temas como cultura, trajetórias de vida e curiosidades da e na Amazônia.
Para iniciar em grande estilo, o convidado é uma figura singular: Manuel Valente, doutor em Sociologia e Antropologia, professor da rede pública em Cametá, ex-diácono da Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, e hoje Pai de Santo e zelador do Casarão dos Encantados, na Pérola do Tocantins.
Em março de 2020, Manuel ganhou projeção nacional na reportagem da BBC Brasil “Sou casado, tenho três filhos, e já me chamam de padre — menos a Igreja”. A matéria discutia o Sínodo da Amazônia e a possibilidade de ordenar sacerdotes homens casados, reconhecidos por suas comunidades. Naquela época — e muito antes — Manuel já era ligado à Umbanda, professando sua fé apenas entre os familiares mais próximos.

Pouco depois, a pandemia de Covid-19 assolou o mundo e deixou mais de 700 mil mortos no Brasil, muito devido à demora do Governo Federal do período adquirir vacinas e não promover campanha de cuidados e prevenção com o coronavírus. Infelizmente, o pai de Manuel foi uma das vítimas e, em 2021, ele próprio esteve à beira da morte, internado em estado grave.
O risco foi tão alto que uma nota fúnebre chegou a ser publicada por engano pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA/UFPA), como ele conta. Em Cametá, muitos também acreditaram que ele havia falecido. Mas, como o sobrenome sugere, Manuel seguiu valente.
Durante a internação, que durou semanas no Hangar Centro de Convenções, transformado em hospital de campanha em Belém, Manuel relata ter vivido experiências espirituais marcantes. “Os filhos de Oiá fazem do risco de morrer, força pra viver”, recorda. Ele conta que sonhou com Iemanjá, Jesus, Xangô, Santa Maria Madalena, Oiá e Ogum. A fé foi determinante para sua recuperação.

Após a alta, permaneceu por alguns meses como diácono, mas decidiu se desligar da Igreja Católica. A escolha não ocorreu sem críticas e tensões, mas também abriu caminho para sua trajetória atual. Muitos fiéis e “amigos” se afastaram, sugerindo (ou mesmo mostrando) que a amizade era pela estola e pelo cargo, não pela pessoa encantada e encantadora, como é o Valente.
Sem se abalar com este contexto e feliz por poder, finalmente, ser quem é, Manuel fundou, com a esposa e filhos, o Casarão dos Encantados, em Cametá, onde hoje é zelador de santo.

Além disso, atua como professor da rede municipal em Ciências Humanas para pessoas privadas de liberdade em sua cidade natal. Sua vida, marcada por fé, resistência e resiliência, mostra a importância de respeitar diferentes caminhos espirituais, lição que ainda precisa ser aprendida por muitas pessoas.
Como se nota, Manuel possui uma trajetória ímpar e tem muito para contar. Por isso, seria impossível deixar de chamá-lo para conversar. Veja a entrevista completa:
O Chama para Conversar é uma realização da Agência Chama Comunicação e do Portal Chama Cultural, com direção e apresentação minhas, Enderson Oliveira; edição de Thiago Favacho e apoio da Loja Santos Pés, referência em calçados em Belém, com unidades na Pedreira e na Marambaia. Aguarde as próximas entrevistas!
Por Enderson Oliveira


Deixe um comentário