Vídeo: tradição e cultura na entrega de bombons em comemoração a São Cosme e Damião, em Ananindeua

Neste dia 27 de setembro, o Terreiro de Mina Nagô e Iansã, localizado no bairro do Guajará, em Ananindeua, abriu suas portas para uma das celebrações mais tradicionais e encantadoras do calendário religioso popular: a entrega de bombons em homenagem a São Cosme e São Damião.

Mais do que um doce gesto de afetividade, a partilha dos quitutes simboliza fé, proteção e a força coletiva de uma tradição que resiste ao tempo e aos preconceitos. Isto porque, no sincretismo religioso brasileiro, os santos católicos Cosme e Damião são associados a Ibejis, divindades infantis do candomblé e da umbanda, ligadas à alegria, à pureza e ao equilíbrio das forças da vida.

O publicitário Thiago Favacho e Mãe Joana, do Terreiro de Mina Nagô e Iansã. Foto: Divulgação

A celebração no terreiro em Ananindeua, que tem à frente Mãe Joana, também reafirma o papel dos terreiros como espaços de resistência cultural e religiosa. Em tempos em que o racismo religioso ainda se faz presente, a entrega de bombons no dia de São Cosme e Damião se torna um ato de afirmação: mostrar que a fé afro-brasileira não apenas sobrevive, mas floresce, renovando-se a cada geração.

Deixe um comentário