Mostra Conexões abre inscrições gratuitas para cineastas e produtores audiovisuais negros de todo o Brasil; veja como se inscrever!

A Mostra Conexões – Edição Cinema Negro está com inscrições abertas até 3 de novembro de 2025. A iniciativa é uma oportunidade para produtores e realizadores audiovisuais pretos – em especial da Amazônia – exibirem seus trabalhos e ampliarem o debate sobre representatividade no cinema brasileiro.

Integrando a programação do Festival Kizomba 2025, o evento será realizado no dia 29 de novembro, das 14h às 19h, no Centro Cultural Canhema, em Diadema, Grande São Paulo (SP). Na programação, serão exibidas cinco obras de cineastas negros de todo o país, com até 25 minutos de duração. Após as exibições, haverá um bate-papo com as direções dos filmes, promovendo um diálogo sobre criação, identidade e o futuro do cinema negro independente.

Idealizada por Eliete Ramos e Jonathan Fernandes, a Mostra Conexões reafirma seu papel como espaço de visibilidade, reflexão e resistência, inspirada nos estudos do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa). A proposta é fortalecer a presença de cineastas pretos no audiovisual e estimular a troca de experiências entre realizadores de diferentes regiões do país.

Leia também:

Pesquisador propõe mapeamento inédito sobre obras, roteiristas negros/as e afro-indígenas da Amazônia Legal; participe!

Inscreva-se!

Podem ser inscritos filmes de ficção, documentário, animação, experimental, videoarte, filme-ensaio ou obras digitais autorais. É obrigatório incluir pelo menos um recurso de acessibilidade, como legendas descritivas, Libras ou audiodescrição.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui. Dúvidas e informações podem ser enviadas para o e-mail conexoesmostra@gmail.com. A divulgação dos filmes selecionados será feita até 8 de novembro, e o envio dos materiais complementares deverá ocorrer até 11 de novembro.

A Mostra Conexões faz parte do Festival Kizomba, evento que valoriza a arte negra, a memória e o fortalecimento das produções independentes. A realização é viabilizada por meio do edital Aldir Blanc Diadema 2024.

Deixe um comentário