Cypher Sal 9ª edição, maior evento de hip hop do Norte, reúne artistas, breaking, DJs, grafite e rap em Salinópolis

A 9ª edição do maior evento de hip hop do Norte do Brasil, o Cypher Sal, será realizada no próximo sábado (13), na orla do Maçarico, em Salinópolis, interior do Pará. A programação inclui competições de breaking, apresentações de rap, grafite ao vivo e sets de DJs. Este ano, o evento será integrado à etapa Norte do internacional Breaking do Verão, circuito internacional que reúne artistas de diversos estados brasileiros.

Desde 2017, o município de Salinópolis sedia o Cypher Sal, evento que fortalece a cultura urbana por meio do breaking, rap, grafite e discotecagem. Além de movimentar a economia criativa local, o festival atrai talentos de outras cidades e estados. Nesta edição, o prêmio para o grupo campeão será de R$ 4 mil.

O coordenador do evento, Jef Lopes, do Instituto de Danças e Movimentos Urbanos de Salinópolis (IDMUS), informou que mais de 100 artistas estão inscritos. Os participantes vêm de municípios do Pará e também de estados como Maranhão, Ceará, Amapá e Piauí.

Julgamento com nomes de destaque do breaking nacional

A banca de jurados será composta por nomes reconhecidos na cena do breaking brasileiro: Bboy Leony Pinheiro e Bboy Kekeu, de Belém; Bboy Pelezinho, de São Paulo; Bboy Migaz, do Distrito Federal; e Bboy Jazz QDM, do Maranhão.

As disputas acontecerão de forma individual, enquanto no Cypher Sal, os confrontos serão entre grupos de três artistas. As seletivas começam às 14h, com a final do TOP 16 do BDV às 18h e a decisão do TOP 8 do Cypher às 20h.

Programação

Imagem: Divulgação

Evento integra circuito de cultura urbana no nordeste paraense

O evento é realizado por meio do 1⁠º Circuito de Cultura Urbana e Periférica do Caeté, que reúne coletivos e eventos da Região de Integração do Rio Caeté em uma programação itinerante e integrada, que realizou a 5⁠ª Batalha CSC, em Capanema, no último dia 20 de setembro, e realizará o 1⁠º Festival Zona 48, do coletivo Maré Cultural de Quatipuru, em 10 de janeiro de 2026, naquela cidade.

O circuito é realizado pelo Instituto Rede Cultura em Movimento (IRCEM) de Capanema em parceria com o Cap Style Crew (CSC), o Instituto de Danças e Movimentos Urbanos de Salinópolis (IDMUS) e o coletivo Maré Cultural de Quatipuru.

O incentivo é do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal de Capanema, Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Governo do Estado do Pará, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço: Cypher Sal 2025

  • Data: Sábado, 13 de dezembro
  • Horário: A partir das 14h
  • Local: Orla do Maçarico, próximo ao mirante, em Salinópolis

(Com informações de Enize Vidigal/ Assessoria de Imprensa)

Deixe um comentário