Yanuni, documentário sobre a líder indígena paraense Juma Xipaia tem a produção de Leonardo DiCaprio e pode concorrer ao Oscar 2026

O documentário Yanuni foi pré-selecionado ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Documentário. O longa retrata a trajetória de Juma Xipaia, líder indígena da aldeia Kaarimã, na Terra Indígena Xipaya, no Xingu, em Altamira (PA).

Referência de liderança indígena e força feminina, Juma atua ativamente na defesa de terras na Amazônia e pela justiça climática. A obra é uma coprodução de Áustria, Brasil, Estados Unidos, Canadá e Alemanha, com direção do austríaco Richard Ladkani.

A obra conta com a produção de Leonardo DiCaprio e também de Richard Ladkani, Juma Xipaia, Jennifer Davisson e Philip Watson. Eric Terena é o produtor executivo.

A luta de Juma Xipaia

O filme acompanha a história de Juma Xipaia, que assumiu a linha de frente na defesa de terras indígenas e na luta pela justiça climática. Ela sofreu seis tentativas de assassinato por sua atuação. Juma Xipaia se tornou a primeira Secretária de Direitos Indígenas do Brasil.

Seu esposo, Hugo Loss, é um agente federal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e atua em operações contra garimpeiros ilegais. Em meio a constantes ameaças, Juma luta contra o avanço da mineração e do garimpo.

A líder indígena defende os territórios, povos e comunidades da Amazônia. O documentário também aborda a maternidade de Juma, expondo o custo pessoal de sua resistência. A produção da Malaika Pictures conta com participações das artistas indígenas Katu Mirim e Djuena Tikuna na trilha sonora.

Reconhecimentos e Prêmios Internacionais

Yanuni iniciou sua trajetória como Filme de Encerramento no Tribeca Festival, em Nova York. O documentário já acumula diversos prêmios, consolidando-se no cinema ambiental.

Entre os reconhecimentos estão:

  • Prêmio da International Documentary Association
  • Savannah Film Festival
  • Grand Teton
  • Melhor longa-metragem documental no Jackson Wild Media Award
  • Melhor Documentário no Red Nation International Film Festival, em Los Angeles (EUA)
  • Prêmio do Público de Documentário Internacional na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Próximos Passos no Oscar 2026

Com a pré-seleção, Yanuni segue para a próxima etapa de votação para a categoria de Melhor Documentário do Oscar 2026. Outros filmes brasileiros são O Agente Secreto, Amarela e Apocalipse nos Trópicos.

A lista oficial com os cinco nomeados será divulgada em 22 de janeiro, juntamente com as indicações às principais categorias da premiação.

Deixe um comentário