O Festival AfroEstima, com o objetivo de promover e valorizar a produção cultural negra na Pan-Amazônia, segue com inscrições abertas para sua segunda edição. O evento acontecerá em maio de 2026 em Macapá, Amapá e busca fortalecer narrativas e ampliar a visibilidade de artistas afro-amazônicos. A chamada é direcionada a cineastas negros com filmes finalizados a partir de 2023.
As inscrições estão abertas para participantes que desejam exibir suas obras em diversas categorias. O festival atua em três eixos principais: música, cinema e política, sendo o cinema o foco da presente chamada de filmes.
Eixos e categorias de filmes do AfroEstima
Cineastas negros são convidados a submeter seus trabalhos para as mostras competitivas do festival. O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial.
O festival contará com as seguintes mostras:
- Mostra Amapaense: Para produções locais.
- Mostra Outros Brasis: Destinada a filmes das demais regiões do Brasil.
- Mostra Pan-Amazônica: Para filmes produzidos na Amazônia Brasileira e em países que compõem a Amazônia Internacional.
- Mostra Videoclipes: Dedicada a produções musicais.
Os filmes devem ter duração de até 20 minutos, aceitando todos os gêneros, com qualidade de imagem em Full HD ou 4K. Os vencedores de cada mostra competitiva serão premiados com R$1.000 e um troféu. A inscrição é gratuita.
Inscreva-se!
O período para submissão dos filmes vai de 22 de dezembro de 2025 a 26 de janeiro de 2026. Para realizar a inscrição e consultar o regulamento detalhado, os interessados devem acessar o site www.afroestimafestival.com.
O AfroEstima se estabelece como um espaço para o cinema negro e a cultura amazônica, abrangendo desde o marabaixo até o hip-hop, e da ficção ao documentário. Este projeto foi contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Governo Federal, por meio do EDITAL SECULT/AP PNAB N° 001/2024.



Deixe um comentário